top of page
Buscar
  • joaofranciscoamara1

A experiência de sentir-se estrangeiro em si mesmo.

Atualizado: 2 de ago. de 2022

Condições afetivas que nos transbordam no dia a dia.




Sentir-se um estrangeiro em sua própria morada


Não é incomum nos sentirmos estranhos em nós mesmos. A experiência de estranhamento surge nos momentos de confusão, que a visão fica turva e a imagem do espelho se apresenta embaralhada. São sensações corriqueiras e, me atreveria dizer, triviais. Ora, como algo tão sensato como os sentimentos pode soar comum, trivial?


Quero dizer com isto que, o trivial está no dia a dia, está de modo distinto e singular, no espelho das pessoas. Digo espelho como este espaço todo circular que reservamos à nossa própria imagem, nossas expectativas, nossas projeções de futuro, nossas frustrações, nossos sentimentos, medos e entre outros fatores que nos circulam como agentes pulsantes do cotidiano.


Não é novidade que ao longo do percurso nos deparemos com incertezas, inseguranças e dúvidas sobre nossas capacidades, desejos e intenções. Contudo, em dias típicos, é possível identificarmos a sensação de estrangeirismo. De modo próximo à condição do estrangeiro, que viaja fronteiras e atravessa oceanos, somos, muitas vezes, tomados por uma sensação de estrangeirismo em si mesmo, um fenômeno que pode soar passageiro e que nos habita por alguns dias, meses, anos, quiçá, uma vida quase inteira.


É como se não fossemos pertencentes à nós mesmos, como se viéssemos de outro país e não conseguíssemos validar o pertencimento nativo, como se estivéssemos imersos em uma extensa viagem marítima. A sensação de estrangeirismo pode ser descrita como um fenômeno em que nos interrogamos, indiretamente, sobre os rumos que estamos tomando na vida, sobre os desencontros com o desejo e os impasses nas tomadas de decisões da vida adulta. Entre o "sim" e o "não" identificamos possibilidades enigmáticas sobre o querer.


Por fim, sentir-se estrangeiro em si mesmo não é somente um impasse, mas, também, um caminho enigmático entre o encontro com o desejo e a satisfação de si. Sentir-se estrangeiro em sua própria morada é um fator relevante e que denúncia o quão/pouco sabemos sobre nós mesmos.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page